quinta-feira, dezembro 14, 2006

Colégio privado vai nascer junto ao Complexo Desportivo

Câmara da Covilhã e grupo GPS celebram contrato
Abre portas no ano lectivo 2008/09, na Covilhã, um colégio privado com capacidade para 800 alunos. Trata-se de um investimento de 10 milhões de euros que vai criar 200 novos postos de trabalho, anunciam os responsáveis Daniel Sousa e Silva O grupo Gestão de Participações Sociais (GPS) vai iniciar dentro de “dois ou três meses” – garante António Calvete, presidente do grupo GPS – a construção do Colégio Internacional da Covilhã, junto ao Complexo Desportivo da cidade. O anúncio foi feito ontem, após a assinatura de um contrato em que a Câmara da Covilhã cede um terreno de 15 mil metros quadrados para instalação da escola por 400 mil euros. Em contrapartida, a GPS deverá constituir uma sociedade anónima, com sede na Covilhã, que irá fazer a gestão do estabelecimento de ensino. Com um investimento inicial de 10 milhões de euros, será construído um “um colégio privado que responde às necessidades educativas da Beira Interior”, diz a síntese do contrato. Segunda a GPS, a futura instituição vai permitir a criação de 200 novos postos de trabalho. “Trata-se de uma obra com alguma dimensão, que deve entrar no terreno dentro de dois a três meses. Prevê-se que esteja concluída dentro de um ano” e que entre em pleno funcionamento no início do ano lectivo 2008/09, adianta António Calvete. O Colégio Internacional da Covilhã vai estar preparada para receber 800 alunos, distribuídos por todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade. “Haverão 50 a 60 alunos por cada ano de escolaridade”, explica o presidente do grupo GPS.(...)
DiárioXXI


.....................................................................
Covilhã tem Menos Alunos

A carta educativa da Covilhã revela uma tendência para a diminuição do número de alunos no concelho, o que é desde logo notório no pré-escolar. A diminuição do número de crianças inseridas na rede pré-escolar (rede pública e privada) está directamente relacionada com diminuição da taxa de natalidade. A oferta da rede pública situa-se nos 34 estabelecimentos em funcionamento, em quase todas as freguesias do Concelho da Covilhã e, a oferta da rede privada distribui-se por 9 estabelecimentos, o que perfaz um total de 43 Jardins-de-infância.

Apesar da diminuição da taxa de natalidade os pais e/ou encarregados de educação reconhecem e valorizam a pertinência da integração das crianças nos jardins-de-infância, como factor determinante para o desenvolvimento harmonioso e integral da criança.
A análise do gráfico em anexo reflecte a importância da rede pública na educação pré – escolar. As Instituições Particulares asseguram a cobertura da educação pré-escolar a 41% das crianças inseridas no sistema educativo do concelho da Covilhã. O facto da rede pública suprir o universo de 59% das crianças no concelho, não retira a responsabilidade da rede privada com um peso significativo na realidade territorial.(...)
Kaminhos







Sem comentários: